A telemática como aliada para o transporte do futuro

July 14, 2023

Em constante evolução, o setor de transporte refrigerado iniciou este ano com novidades, desafios e oportunidades. De acordo com um levantamento realizado pela MarketsandMarkets, estima-se que, até 2025, esse mercado alcance 21,6 bilhões de dólares globalmente.

Esse crescimento deve ser acompanhado pelo aumento da demanda de produtos perecíveis e refrigerados em todo o mundo. Mas, com tanta informação, o que realmente merece atenção e quais as principais tendências desse mercado?

Com o objetivo de superar os desafios do setor, as empresas de transporte e logística têm buscado, cada vez mais, fortalecer seu modelo de negócios por meio da inovação tecnológica. Com produtos e serviços que utilizam recursos como a Internet das Coisas (IoT) e a Inteligência Artificial (IA), as companhias têm tido a possibilidade de antecipar eventos que impactam os resultados operacionais e financeiros da indústria 4.0.

Porém, a adoção de diferentes tecnologias não se deve apenas à satisfação da necessidade de um bem ou serviço, mas também ao acesso a elementos básicos como a saúde, em que o deslocamento de alimentos, vacinas, medicamentos e equipamentos médicos também é uma prioridade para o setor de transporte refrigerado.

A necessidade de fornecer esses produtos durante a emergência sanitária dos últimos anos representou um grande desafio. Entre os exemplos, podemos citar o correto manuseio de transferência de vacinas, cujo percurso desde o fabricante até os centros de vacinação leva cerca de 2 a 3 meses.

Com isso, a necessidade de obter dados confiáveis e precisos tornou-se imediata. O rastreamento logístico ou telemático é uma das tendências que oferece segurança e controle em todos os momentos, pois permite a visibilidade clara da rota.

Esta tecnologia possibilita usar as grandes quantidades de dados gerados pelas cadeias de frio para tornar as operações mais inteligentes, permitindo otimizar configurações de roteamento, coleta e envio, monitorar as condições de temperatura em tempo real e de forma consistente para que possam ser claramente demonstradas para fins regulatórios, além de responder instantaneamente a quaisquer problemas em potencial.

Entre as empresas que oferecem soluções inteligentes baseadas em análise e tecnologia está a Thermo King. Trata-se da plataforma Connected Solutions e telemática aplicada, desenvolvida para gerar inteligência a partir dos eventos e valores da operação, que vão desde a abertura de portas e temperatura ambiente, até os níveis de combustível do veículo e comportamentos do motorista.

Além disso, oferece acesso a dados e informações sobre as unidades em tempo real, tais como localização dos veículos, velocidade, distâncias, históricos de viagens, tempo de inatividade dos motores, entre outros recursos.

Os dados gerados são relevantes também do ponto de vista da segurança viária. Por meio da telemática se obtém também dados confiáveis e precisos sobre as condições dos veículos e definição de manutenções. Também contribui para detectar e analisar hábitos de condução pelos motoristas, que podem indicar a necessidade de treinamento e medidas para melhorar a segurança, produtividade e sustentabilidade.

Outro exemplo da importância deste monitoramento está relacionado à segurança alimentar, que envolve procedimentos para evitar prejuízo à saúde dos consumidores. Há uma série de riscos e considerações que afetam o estado adequado dos alimentos. Estima-se que em todo o mundo, um terço dos alimentos seja desperdiçado devido à deterioração sofrida no transporte até chegar ao consumidor final.

No entanto, o risco não está associado apenas à cadeia do frio. A telemática permite identificar esses potenciais riscos e avaliar cada ponto de interação não somente quanto aos níveis de temperatura, mas também nos comportamentos e procedimentos aplicados durante o deslocamento dos produtos.

O transporte é um dos elos mais importantes na cadeia logística e na economia. Sem dúvida, esse setor está adotando medidas para aumentar a resiliência com a implementação de estratégias operacionais e tecnologias que permitem enfrentar o crescimento da demanda e a ascensão do comércio eletrônico. Nesse sentido, a telemática torna-se um elemento-chave para a competitividade das empresas no transporte do futuro.

Dario Ferreira - Vice-presidente de América Latina da Thermo King

O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos seus autores. Não representa exatamente a opinião do MODAIS EM FOCO.