Dia Mundial da Eficiência Energética: Thermo King soma esforços para frear efeitos negativos do aquecimento global

March 06, 2023

Companhia incorpora soluções sustentáveis e eficientes em seus produtos e serviços visando combater os impactos do aquecimento global

Anualmente, desde 1998, em 5 de março comemora-se o Dia Mundial da Eficiência Energética. A data, instituída durante uma conferência sobre o tema, tem como objetivo chamar a atenção da população para a conscientização sobre os efeitos causados ​​pelas mudanças climáticas e que se agravaram ao longo dos anos, afetando populações com menos recursos e tornando-as altamente vulneráveis ​​a este impacto.

Atenta a esse cenário, a Thermo King – líder mundial em soluções para transporte refrigerado, com mais de 80 anos de experiência no setor, promove uma série de iniciativas que visam garantir que as operações da cadeia de frio ocorram com o máximo de eficiência e rigor de qualidade, para que os produtos transportados com controle de temperatura cheguem a seu destino nas condições de consumo.

A responsabilidade para conter os efeitos negativos das mudanças climáticas é compartilhada com todos da empresa além de nossos distribuidores e parceiros de negócios. Devemos agir todos os dias para que seja possível mitigar os impactos nocivos ao planeta, com atitudes inteligentes e soluções tecnológicas cada vez mais eficientes e sustentáveis”, destaca Dario Ferreira, Diretor para América do Sul da Thermo King.

De acordo com um estudo realizado em 2022 pelo World Resources Institute (WRI), 73,8% das emissões globais de Gases de Efeito Estufa (GEE) estão concentradas em 83 países, onde as cidades desempenham um papel de destaque, pois são responsáveis ​​por 70% das emissões. O levantamento revela também que, até 2050, essas cidades abrigarão 2/3 da população mundial, sendo o setor de transportes fundamental para que elas mitiguem suas emissões e os países cumpram seus compromissos.

No Brasil, segundo uma pesquisa divulgada recentemente pelo Cebri, BID, EPE e Cenergia, as emissões decorrentes do uso de energia correspondem por apenas 18% das emissões totais. O setor de transporte no País, embora esteja entre os maiores emissores de GEE provenientes da energia – ao lado de segmentos como a indústria e consumo residencial –, se destaca globalmente com uma participação de 25% de energias renováveis (biocombustíveis). O número é superior aos 5% da média mundial e, esse setor, é o segundo maior gerador de emissões de GEE no mundo, com uma taxa incremental anual de 1,9% - onde 45% são gerados por veículos de passageiros, seguidos por veículos de carga com 29%.

Consciente deste problema, a Thermo King propõe soluções sustentáveis e inteligentes para o transporte de cargas refrigeradas, onde a eficiência energética é o cerne de tudo que fazemos ao fornecer equipamentos híbridos, elétricos e de ultrabaixo consumo de combustível.

Além da tecnologia, a idade da frota também contribui para a mitigação dos impactos das mudanças climáticas. Dados do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) indicam que, em 2021, a idade média da frota de veículos no Brasil – incluindo automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus – é de pouco mais de 10 anos. Para se ter ideia, no México, essa média é superior a 19 anos, o que significa que cada vez mais veículos estão obsoletos e, portanto, altamente poluentes.

Esse é o momento de endossar nosso compromisso com o planeta. E o Dia Mundial da Eficiência Energética é uma excelente oportunidade para mobilizar todos os setores para, efetivamente, construirmos um ambiente saudável e sustentável, enfrentar as mudanças climáticas e proteger a população do planeta hoje e com vistas às gerações futuras.”, finaliza Dario.