Páscoa movimenta setor de transporte refrigerado

April 05, 2022

Feriado impulsiona mercado de chocolates e peixes e eleva demanda de equipamentos de climatização para manter a qualidade dos produtos

A partir desta sexta-feira, muitas famílias estarão reunidas para comemorar a Páscoa. Para isso, dois elementos são importantes e não podem faltar à mesa, o peixe e o ovo de chocolate. Mas, para que esses produtos cheguem aos consumidores, a logística é preparada meses antes e com muito cuidado para manter a qualidade, movimentando o setor de transporte refrigerado.

De acordo com a Thermo King, líder em soluções para controle de temperatura para o transporte, a data tem grande relevância para o mercado e chega a elevar em média 40% a demanda de transporte climatizado de chocolate e 30% a de peixes. “A procura é tão grande que chegam a faltar carros terceirizados disponíveis para as entregas nas transportadoras para as quais fornecemos nossos equipamentos”, afirma Claudio Biscola, Gerente de Vendas da Thermo King no Brasil.

O executivo destaca ainda que em uma das transportadoras, durante essa época, cerca de 50% de toda a frota fica destinada ao transporte de chocolate. O Brasil é um dos maiores consumidores no mundo do produto, sendo que quase 60% da população afirma ingerir a guloseima, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab).

Em relação ao pescado, a alta nos preços pode levar o brasileiro a optar por opções mais em conta, como as cultivadas no país, como a tilápia. A espécie responde por mais de 50% da produção nacional -- e está presente em quase todas as regiões brasileiras --, seguida pelos peixes nativos, com cerca de 40%.

Para ambos os produtos, a logística deve ser planejada com antecedência e cuidado para que não cheguem danificados às lojas. “Além do controle de temperatura, a disposição nos baús e contêineres refrigerados também contribui para a correta circulação e distribuição do ar. Assim como o transporte, o armazenamento é fundamental para garantir a qualidade dos ovos de Páscoa e peixes ao consumidor”, complementa Vinilton Souza, líder de Serviços da Thermo King.

Sobre a Thermo King®

Com atuação no Brasil desde 1974, a Thermo King® é pioneira no desenvolvimento de soluções no controle de temperatura para transportes, incluindo unidades de refrigeração para logística de perecíveis e equipamentos de ar-condicionado para ônibus. Conta com uma ampla rede autorizada com abrangência em todo o território nacional, para assegurar o melhor atendimento aos clientes desde a concretização dos negócios até sua continuidade no pós-venda. Sediada em Barueri, região metropolitana de São Paulo, a empresa faz parte do grupo Trane Technologies.