Pequenos caminhões ganham espaço na pandemia e aquecem o mercado de logística

September 30, 2020

Com o boom do serviço de delivery, opção se mostra ideal para metrópoles por aliar mobilidade e capacidade de armazenamento

São Paulo, 30 de setembro de 2020 – A pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe inúmeros desafios em todo o mundo, porém, também está provando ser uma aceleradora de mudanças. Novos hábitos passaram a fazer parte da vida das pessoas, incluindo os pedidos delivery, que aqueceram o mercado de logística. De acordo com pesquisa feita pela Rede, empresa de meios de pagamento do Itaú, a entrega de compras aumentou 59% em abril, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Diante desse boom das entregas em domicílio, os caminhões pequenos, ou small trucks (incluindo também VUC e camionetas), estão sendo cada vez mais utilizados. Pelo fato de aliar boa capacidade de armazenamento a uma mobilidade necessária para transitar nas metrópoles, os veículos são muito usados pelos supermercados e comércios no geral. Segundo levantamento da Fenabrave (associação nacional dos concessionários), o mercado de caminhões não colapsou como o de veículos leves, embora as vendas do setor também tenham registrado queda. No primeiro semestre deste ano, foram 37.629 emplacamentos, contra 46.865 do primeiro semestre de 2019. A queda percentual é de apenas 19,71%, metade do impacto que sofreu o mercado de veículos de passeio.

Destaca-se também a atuação amplificada dos caminhões pequenos para o transporte de recursos hospitalares e farmacêuticos. Em meio a uma crise de saúde, a demanda por estes itens cresceu consideravelmente. Para Lauro Toledo, Executivo de contas da Thermo King, empresa líder mundial em soluções para o transporte refrigerado, a tendência de veículos urbanos de carga veio para ficar.

“Os pequenos caminhões são destinados à zona urbana. Para o transporte de alimentos e medicamentos nessas áreas, é a solução ideal. Aliado a um equipamento de refrigeração, o acondicionamento correto dos produtos é garantido. Na Thermo King, por exemplo, temos a linha V-500, que atende perfeitamente os small trucks”.

A empresa possui também a série RV, lançada recentemente no mercado latino-americano, que oferece alta capacidade de resfriamento e controle preciso de temperatura. Outros equipamentos que fazem parte do portfólio são os da Série V e Ce – já consagrados em todos os países da América Latina. Oferecendo capacidade, operação e aplicação, a Thermo King possui modelos para todos os tamanhos de veículos, desde um pequeno furgão até um veículo longo de carga ou urbano de carga, adequados para transitar em grandes centros. Para o transporte de medicamentos e alimentos como frutas, legumes e verduras, a refrigeração no transporte é fundamental.